marta e mais 3 pessoas perguntaram:

Menopausa diminui o apetite sexual?

  • Respondido em 09/06/2014
    Ana Beatriz Cintra Psicologia - CRP 06/66071/SP
    Olá,

    Ter vontade de fazer sexo depende de muitos fatores. Um deles é gostar da pessoa, ter confiança e admirá-la. Porém, gostar não é o único fator. Vale a pena realizar exames hormonais, nutricionais e estando tudo em ordem realizar uma consulta com o psicólogo.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 10/06/2014
    Gizelle Schmitt Psicologia - CRP 12/11624/SC
    Olá,

    A menopausa é um estágio na vida da mulher onde ocorrem transformações fisiológicas e psicológicas e algumas mulheres passam por essa situação de não ter vontade de manter relações sexuais. O recomendado é que você converse com um médico ginecologista para buscar algumas alternativas para essa falta de libido. Conversar com um psicólogo também vai ajudá-la a passar por essa fase da vida de uma maneira mais tranquila. Na psicoterapia, que pode ser individual ou em grupo, é trabalhado a autoestima, o autoconhecimento, crenças disfuncionais (como por exemplo, achar que a menopausa é a pior fase na vida da mulher). A psicoterapia também é essencial na prevenção de estados depressivos.
    É necessário esse atendimento integral, com ajuda médica e psicológica, para restabelecer a qualidade de vida e a sintonia entre o físico e o mental.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 10/06/2014
    Geime Rozanski Psicologia - CRP 07/03417/RS
    Olá,

    Para cada pessoa o interesse em relações sexuais é diferente. Umas pessoas sentem mais necessidade; outros, menos. A partir dos 45 anos, o interesse muda, as pessoas entram para uma fase da vida mais inteligente e sábia. Mesmo que não conscientizem. Até então, viveram uma vida pré-condicionada por outros, pela sociedade, pelo sistema de pensar, exigências de família, de trabalho, de sustento... A partir de agora ousam ser mais verdadeiras consigo mesmas e a busca é por uma qualidade de vida melhor. Buscam muito mais a sua realização espiritual e nesta, a procura ou o interesse por sexo pode variar, mas fica em segundo plano.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 12/08/2014
    Ana Cristina Lopes Psicologia - CRP 104502/SP
    Olá,

    Com a menopausa mutos hormônios femininos diminuem ou param de ser produzidos, principalmente os hormônios sexuais. Isso acarreta na diminuição da libido, alem do secamento vaginal que pode provocar dor e desconforto durante as relações sexuais. O que faz com que a vontade diminua mais ainda.
    Mas hoje existem nas farmácias e lojas especializadas, produtos que melhoram a lubrificação vaginal, alem da possibilidade de conversar com um ginecologista e pensar na possibilidade de uma reposição hormonal.
    Mas o amor, carinho e atenção do parceiro ainda é o melhor afrodisíaco existente.
    O dialogo sobre questões que afetam a vida sexual do casal também é um ótimo remédio.

    Se estiver passando por esses problemas procure um ginecologista e um psicologo para falar sobre seus sentimentos e desejos que lhe aflige.