1 pessoa perguntou:

Para que serve o medicamento doxiciclina?

  • Minha Vida responde
    Respondido em 20/06/2018 às 16:52
    Minha Vida responde
    perguntas que não podem ser respondidas por nossos especialistas
    Olá,

    Para que serve?

    A doxiciclina é utilizada para o tratamento de diversas infecções, causadas por agentes sensíveis à doxiciclina, tais como: febre das montanhas rochosas; febre tifoide; febre Q; varíola e febre do carrapato causadas por Rickettsia; infecção do trato respiratório por Mycoplasma pneumonia e por Haemophilus influenzae; infecções da uretra, endocervicais ou retais não complicadas causadas por Chlamydia trachomatis; infecções oculares (tracoma e conjuntivite) por Chlamydia trachomatis.

    Veja os outros doenças que podem ser tratadas no item 1 desta bula

    Ação esperada

    A doxiciclina é um antibiótico (medicamento que combate infecções) do grupo das tetraciclinas, que age contra bactérias impedindo sua nutrição, desenvolvimento e reprodução. O tempo médio para início de ação de doxiciclina é de aproximadamente 4 a 5 dias depois da primeira dose.

    Contraindicações

    A doxiciclina não deve ser utilizada se você tem hipersensibilidade (reação alérgica) às tetraciclinas ou a qualquer componente da fórmula. O medicamento é contraindicado para menores de 8 anos de idade, para o uso por gestantes e lactantes.

    Como usar?

    A doxiciclina pode ser engolida com líquidos ou dissolvida em 50 mL de água. Não tome doxiciclina antes de deitar, pois pode levar a inflamação e/ou ulceração do esôfago. Se você sentir irritação no estômago tome doxiciclina com alimentos ou leite. A dose diária de doxiciclina e a duração do tratamento devem ser baseadas na natureza e gravidade da infecção. Isto deverá ser decidido pelo seu médico.

    Efeitos colaterais

    As reações colaterais mais comuns de doxiciclina estão descritos abaixo:

    • Anemia hemolítica

    • Anafilaxia

    • Hipotensão

    • Dispneia

    • Urticária

    Veja os outros efeitos colaterais no item 8 desta bula.

     

    PUBLICIDADE