Lúcia e mais 1 pessoa perguntaram:

Qual tratamento para lesão no menisco e lesão no ligamento?

  • Respondido em 17/09/2014
    Marcel Tomonori Sera Fisioterapia e Acupuntura - CREFITO 121849/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Lesões de menisco acompanhadas com lesões de ligamento geralmente causam um instabilidade no joelho, fazendo a pessoa sentir estalos, as vezes acompanhados de falseio e comumente sentem dores. Isto porque o menisco é a estrutura que amortece o contato entre o osso da coxa (fêmur) e da perna (tíbia) e o ligamento é a estrutura que mantém a fixação entre dois ossos do joelho (existem vários ligamentos no joelho).
    Quando estas estruturas são lesionadas, o contato entre dois osso fica comprometido, geralmente aumentando o movimento entre eles, gerando insegurança, pois a estabilidade fica comprometida com este aumento.
    Os tratamentos podem de forma conservadora, como fisioterapia e ingestão de remédios, ou com cirurgia.
    A fisioterapia é indicada para pessoas com mais idade ou aquelas sem pretensões de altos esforços físicos, como atletas profissionais ou praticantes de esportes de forma amadora. Ou seja, se a pessoa não vai precisar muito de toda a estabilidade do joelho, a cirurgia não é indicada, a não ser que a dor seja muito grande e esteja limitando as atividades diárias.
    Já a cirurgia é bem indicada para pessoas fisicamente ativas, que necessitem de boa estabilidade do joelho, como corredores, esportistas, trabalhadores que necessitem de movimentos de joelho ou que sentem muitas dores, não aliviadas com o tratamento conservador. Na cirurgia, o ligamento será reconstruído (nos casos onde isto for necessário) e o menisco será reajustado para fornecer estabilidade e/ou diminuir a dor.
    De qualquer forma, a melhor coisa a ser feita é passar em consulta com o ortopedista, para que ele, a partir de exames clínicos e de imagem (ressonância magnética, raio-x, tomografia, ultrassom) necessários, possa te dizer qual será o melhor tratamento para seu caso.
    Boa consulta!

    PUBLICIDADE