tazia e mais 1 pessoa perguntaram:

O que fazer para acabar com verrugas?

  • Respondido em 22/07/2014
    Dra. Marcela Benez Dermatologia - CRM 802263/RJ
    Olá,

    A verruga é uma infecção da camada mais superficial da pele, causada pelo vírus do HPV (papiloma vírus humano). A contaminação ocorre pelo contato direto com pessoas ou objetos infectados e por autoinoculação. As verrugas podem surgir em qualquer parte do corpo, inclusive na mucosa oral e genital. São verrucosas (tipo couve flor) e ásperas quando localizadas na pele e mais planas e lisas quando presentes nas mucosas. São normalmente assintomáticas, exceto as localizadas nas plantas dos pés que doem e as localizadas na região genital e anal que podem coçar. Costumam aparecer em áreas de maior atrito, como mãos, dedos, cotovelos, joelhos e ao redor das unhas. Quando localizadas na planta dos pés costumam ser confundidas com calos. O peso que o corpo exerce sobre elas, faz com que cresçam para dentro da sola do pé, o que provoca dor ao andar. As verrugas na região genital e anal podem ser precursoras de tumores malignos, como câncer de colo de útero e de pênis. As lesões são macias, rosadas, com a aparência de uma couve flor e podem crescer e ocupar toda essa região.
    O tratamento das verrugas em geral é muitas vezes frustrante devido a recorrência. Muitas vezes é necessário associar vários tipos de medicamentos e procedimentos. O tratamento é indicado devido ao risco de transmissão para outras pessoas e autoinoculação. Os dermatologistas são os profissionais mais aptos para tratar a doença, uma vez que cada tipo de verruga exige um tratamento diferenciado. Veja os tratamentos mais comuns:
    Ácido salicílico + Ácido lático,
    Cantaridina, imiquimod, Crioterapia (congelamento da verruga com nitrogênio líquido) e eletrocirurgia.

    ATENÇÃO:
    Nunca se automedique e JAMAIS trate verrugas com spray de nitrogênio líquido vendidos em farmácias, pois além do risco de queimaduras, existem canceres de pele que se assemelha a verrugas.

    PUBLICIDADE