smone e mais 1 pessoa perguntaram:

Como aliviar as dores nos ombros e antebraço causadas pela tendinite?

  • Respondido em 02/06/2014
    Daniel Claret Fisioterapia - CREFITO 27739-F/SP
    Olá,

    Neste caso você pode procurar um tratamento com fisioterapeuta. Mas há três coisas que você já pode fazer para ajudar:

    1) procurar acertar sua postura ao trabalhar, pois isto pode aliviar suas dores;

    2) procurar fazer pequenos intervalos de 3 a 5 minutos ao longo do seu dia, diversas vezes, sempre que possível, evitando trabalhar sem parar;

    3) em momentos de intervalo ou folga, realizar movimentos suaves no antebraço, punho e ombro, procurando esticar um pouco, relaxar e aumentar a circulação de sangue nessas áreas.

    Melhoras!

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 02/06/2014
    Esp. Thiago Oliveira do Carmo Fisioterapia - CREFITO 138073F/MG
    Olá,

    Praticamente o seu caso é como o de muitas trabalhadoras na área. Até imagino se você trabalha com uma cadeira fixa com uma almofada no assento ou no encosto.

    Essas dores são causadas pela sua postura na execução das atividades. Entenda que a adoção de posturas extremas (que são posturas que você utiliza para executar a sua tarefa, e não apenas as posturas tidas como "inadequadas") é normal para a sua atividade, mas não significa que é seguro.

    As dores irão ser aliviadas de acordo com o entendimento da entropia (situação que está causando as dores) no ato da execução.

    Vamos a algumas dicas:

    1 - Nosso objetivo é reduzir os desgastes excessivos. Em casa, quando chegar, distribua igualmente suas atividades a tal ponto que você não precisará mais realizar quase nenhuma atividade em casa. Se você é a dona da sua casa, coloque ordem! Ponha o maridão pra ajudar, os filhos (tire eles do video-game, tablet, celular) e comande a situação. Isso deve ser feito principalmente se a sua cabeça durante sua atividade está focada naquilo que você terá que fazer quando chegar em casa.

    2 - Não é culpa sua, mas as fabricantes de máquinas de costura as fazem para que ocupe menos espaço e que a máquina fique rente à mesa e que tenha um mecanismo de proteção da máquina e de guardar também. Esse espaço pequeno de certa forma atrapalha porque você fica sem lugar para posicionar os braços. Assim tente trabalhar com os braços apoiados. Sei que no ato da costura a tendência é elevar os braços sustentando ele em uma posição de contração, só que sem movimento que é o que chamamos de isometria. essa posição cansa e muitas vezes não percebemos. Então tente arrumar uma forma de aumentar o conforto dos seus braços, pode estar aí a chave da sua melhora.

    3 - Tente achar também um equilíbrio entre a altura da bancada que você trabalha. A posição de vocês pede que fiquem a todo tempo de cabeça meio que abaixada, dando uma sobrecarga na sua região cervical (no pescoço e atrás) que pode causar muito desconforto principalmente em mulheres. Seria ideal que utilizasse o pescoço o mais reto possível (chamamos em posição neutra), mas muitas vezes não é possível.

    4 - Quanto mais a costura é fina, mais posturas extremas são necessárias. Sendo assim, intercale sua atividade com costuras finas e mais grossas e tenha a convicção que o tecido mais grosso é melhor para você se "recuperar" da sua atividade

    5 - FAÇA PAUSAS REGULARES! É precipitação nossa pensar que pausar e tomar um fôlego FORA DA POSIÇÃO DE TRABALHO é perda de produtividade. Você vai ver que sua acuidade visual melhora (para isso, nas pausas foque em paisagens longes ou outras situações que você desvie a atenção para mais de 3 metros de onde está. isso melhora sua precisão no retorno da atividade). Utilize também uma pausa produtiva, como cortar, só de uma posição diferente (em pé, por exemplo). Isso ajuda a tirar seu corpo da monotonia e de adotar posturas compensatórias na execução da atividade. Aproveite e faça alguns alongamentos.

    Agora, Dieta, exercícios físicos, exames com seu médico são dicas que nem precisamos mencionar né?!

    Vamos fazer assim. De acordo com o que foi dito, faça um diagnóstico do seu posto e me diga o que está mais crítico e me fale que vamos conversando!

    :)

    PUBLICIDADE