Bruna e mais 4 pessoas perguntaram:

Como tratar a acne?

  • Respondido em 14/04/2014
    Dra. Natalia Cymrot Dermatologia - CRM 84332/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    A acne é uma doença causada por uma obstrução nos poros da pele devido a uma alteração na produção de queratina no interior destes e pelo excesso de produção de sebo. Uma vez obstruído, o poro dilata e as bactérias em seu interior começam a alterar a composição de sebo, e a gerar inflamação, que produz a espinha.
    Os tratamentos para acne visam controlar um ou mais destes fatores de a causam.
    Peelings, sabonetes, adstringentes, loções que promovem esfoliação na pele, bem como a isotretinoína de uso local, visam a desobstrução dos poros e a eliminação dos cravos (comedões).
    Outros produtos diminuem a inflamação e eliminam as bactérias envolvidas na acne, como peróxido de benzoíla, ácido azeláico, nicotinamida, clindamicina, eritromicina.
    A isotretinoína oral, é a medicação mais eficaz para o tratamento da acne, podendo ter ação definitiva em 80-90% dos casos após o tratamento.
    Existem tratamentos mais novos, como a luz azul, que elimina as bactérias envolvidas na acne, e a terapia fotodinâmica.
    Para cada paciente o tratamento deve ser cuidadosamente escolhido pelo dermatologista, de forma individualizada.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 15/04/2014
    Dra. Daniela Rocha Landim Dermatologia - CRM 106025/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Depende do tipo de acne. Os tratamentos são os mais variados possíveis.
    Vão desde uma higienização importante, produtos seborreguladores, antibioticoterapia de uso oral e uso tópico e isotretinoína via oral.
    Cada caso deve ser devidamente classificado para que o tratamento seja eficaz.

  • Respondido em 15/04/2014
    Dr. Marcelo Brollo Dermatologia - CRM 807699/RJ
    Olá,

    Como existem diversos tipos e causas de acne, o tratamento varia em cada caso.
    É importante afastar a causa, quando esta existe. São exemplos comuns o uso de alguns cosméticos, o uso de anabolizantes ou outras medicações, consumo exagerado de carboidratos, e cada vez mais acredita-se que o leite animal tenha participação na acne. Porém na maioria das vezes não encontramos uma causa específica.
    O tratamento básico envolve mudanças no hábito alimentar, limpeza da pele, aplicação de medicações tópicas (géis e cremes), e proteção solar. Dependendo da intensidade da doença, são necessárias medicações via oral, que podem garantir melhora temporária, ou até definitiva.
    Como medidas auxiliares, pode-se esfoliar a face no domicílio, realizar limpezas de pele, peelings em consultório e até tratamento com lasers e luz intensa pulsada apresentam um grande papel.
    Em alguns casos, sobretudo na acne da mulher da adulta, é indicado o uso de pílulas anticoncepcionais ou outras medicações que diminuam a ação dos hormônios sobre a pele e cabelos.
    O mais importante é buscar um dermatologista de confiança. Quando você inicia o tratamento sem orientação especializada, você pode retardar a melhora da pele, permitindo o surgimento de manchas e cicatrizes definitivas.

    PUBLICIDADE