maria e mais 3 pessoas perguntaram:

O que causa a tendinite e qual o tempo de cura?

  • Respondido em 14/01/2015
    Marcel Tomonori Sera Fisioterapia e Acupuntura - CREFITO 121849/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    A tendinite é causada, de modo geral, por um processo inflamatório no tendão. Este processo inflamatório costuma ser por uma sobrecarga no tendão, ou seja, por uso excessivo e repetitivo. Geralmente são movimentos realizados intensamente, onde o tendão não suporta por muito tempo e por isso começa a se machucar. Esse machucado faz gerar uma inflamação, que é controlada pelo corpo. Mas como ocorrem machucados o tempo todo, não dá tempo para o corpo controlar tanta inflamação, machucando cada vez mais e inflamando cada vez. Este processo incontrolável é uma das principais causas da tendinite.
    O tempo de cura vai depender do tempo que se leva para diminuir esta inflamação, bem como diminuir a sobrecarga do tendão. Os principais tratamentos são o uso de anti-inflamatórios para combater a inflamação e a fisioterapia.
    Na fisioterapia, são avaliadas as causas da sobrecarga, então é comum fazer um trabalho postural, corrigindo desalinhamentos das articulações, força e alongamento dos músculos envolvidos, para que o tendão seja menos exigido nas tarefas que antes ele costumava ser forçado. Com o tempo o tendão vai se acostumando com a nova situação, vai se machucando menos e a inflamação vai diminuindo, até que, mesmo fazendo as mesmas tarefas (porém, de um jeito mais saudável), o tendão não se machuca novamente.
    O tempo de recuperação vai depender de cada caso. Pessoas com idades mais avançadas demoram mais para melhorar, pois o organismo é mais lento e as funções de cicatrização e absorção da inflamação são menos eficientes; pessoas com tarefas mais pesadas demoram mais, por exigirem bem mais dos tendões; pessoas com doenças que interfiram nos tendões também demoram mais para se recuperarem destas lesões.
    Mas a melhor forma é consultar-se com seu médico ortopedista. Ele vai te avaliar, fazer exames específicos e dizer se sua tendinite é grave ou não e em quanto tempo, em média, seu tratamento poderá levar.
    Por tudo isso, sugiro que procure sempre por profissionais de sua confiança ou com boas referências.
    Bom tratamento!

    PUBLICIDADE