Elisabete perguntou:

Ansiedade pode fazer com que alguém que dormia demais e não comia ter uma crise de hipoglicemia e fique com tremores, falta de ar e insônia?

  • Respondido em 09/08/2015
    Dr. Ivan Mario Braun Psiquiatria - CRM 57449/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    A ansiedade é uma alteração na qual as pessoas, além de uma sensação de ansiedade, medo ou angústia, podem apresentar uma série de sintomas físicos.

    Geralmente, o ansiosos dorme menos que o seu normal e não mais. Em certos casos de depressão, entretanto, pode haver excesso de sono. Além disto, dormir demais pode ter muitas causas, tais como insônia durante a noite, múltiplos despertares durante o sono, obstruções respiratórias, apneias durante o sono, e alterações clínicas como hipotireodismo.

    A sua hipoglicemia, se não tiver outra causa (como pode ocorrer, em algumas circunstâncias, inclusive em diabéticos e pré-diabéticos), pode ser devida ao fato de você não ter comido, conforme você mesma(o) relata em sua pergunta.

    Falta de ar pode ocorrer em ansiosos, porém também pode ter muitas outras causas, inclusive clínicas, que vão desde problemas pulmonares até insuficiência cardíaca.

    Tremores podem ocorrer em ansiosos, mas também podem ser causados por uma série de doenças clínicas, tais como doença de Parkinson; além disto, podem ser efeito colateral de algumas medicações e existe mesmo o "tremor essencial", que ocorre em algumas famílias, é inofensivo, apesar de poder ser desagradável.

    Enfim, pela grande quantidade de sintomas físicos que você apresenta, seria melhor consultar um clínico geral e, se este não encontrar nenhuma alteração, pode se dirigir a um psiquiatra.

    PUBLICIDADE