cleide e mais 1 pessoa perguntaram:

Como reduzir os gases?

  • Respondido em 06/07/2015
    Dr. Quelson Coelho Gastroenterologia - CRM 45711/MG
    Olá,

    Os gases intestinais são basicamente produzidos pelas milhões de bactérias que vivem no nosso trato digestivo e participam do processo de digestão. Esses gases são produzidos principalmente após metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas ingeridas nos alimentos. Alguns tipos de carboidratos são mais difíceis de serem digeridos gerando mais gases.

    Os alimentos que mais causam gases intestinais são: Feijão; Ovos; Cerveja; Leite e derivados; Batata; Milho; Farelo de trigo; Brócolis; Alho; Repolho; Bebidas gaseificadas; Couve-flor; Cebolas; Refrigerantes.

    Falta de exercício físico, constipação intestinal, intolerância à lactose e alterações da flora bacteriana dos intestinos por uso de antibióticos também podem causar aumento da produção de gases.

    Ansiedade pode acelerar o transito intestinal, levando mais alimentos mal digeridos ao cólon, fornecendo mais substrato para as bactérias que produzem gases.

    A melhor maneira de controlar os gases intestinais é através de uma dieta cuidadosa, evitando o alimentos citados. Tente identificar os alimentos que causam mais gases em você procule não ingerí-los.

    Além de melhorar a dieta, também é importante praticar exercícios e reduzir o estresse.

    PUBLICIDADE