Dificuldade para dormir: tratamentos e causas

Visão Geral

O que é Dificuldade para dormir?

Sinônimos: insônia

A dificuldade para dormir é caracterizada pela dificuldade em iniciar ou manter o sono e pela sensação de não ter um sono reparador durante pelo menos um mês causando prejuízo significativo na vida do indivíduo.

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A grande maioria dos casos de dificuldade de dormir se define pelo aumento da latência do sono, ou seja, aumento do tempo que o indivíduo demora para iniciar o sono.

Qualidade do sono

Alguns pacientes com dificuldade para dormir queixam-se na realidade da qualidade de seu sono, ou seja, mesmo dormindo uma quantidade de horas considerada satisfatória, estes indivíduos têm a sensação de que o sono não foi reparador.

Quantidade ideal de horas de sono

A quantidade ideal de horas de sono é uma característica individual. A maioria das pessoas sente-se satisfeita após cerca de 7 a 8 horas de sono, porém o que define se a pessoa dormiu satisfatoriamente é o estado em que ela se encontra no dia seguinte.

A dificuldade em adormecer ou manter um sono contínuo aparece com o estresse ou se há alguma ameaça na cabeça. É um problema que atinge cerca de 30% da população mundial.

Causas

A dificuldade para dormir também pode ser um sintoma ou efeito colateral de outro problema. Esse tipo de insônia é frequentemente sintoma alguns tipos de problemas de causas internas, como doenças emocionais, neurológicas ou mesmo sistêmicas.

Transtornos emocionais

Transtornos neurológicos

Outras condições médicas

  • Condições que causam dor crônica, como artrite e dor de cabeça crônica
  • Condições que tornam a respiração difícil, como asma ou insuficiência cardíaca
  • Tireoide superativa
  • Transtornos gastrointestinais como azia
  • AVC
  • Desordens do sono como síndrome das pernas inquietas e problemas de sono relacionado à respiração
  • Apneia do sono
  • Hiperatividade cerebral (quando o corpo dorme, mas o cérebro não)
  • Menopausa e ondas de calor

Fatores externos

  • Estresse da vida cotidiana
  • Alterações de turnos de trabalho em que haja alterações do ciclo circadiano
  • Poluição sonora (ruídos)
  • Poluição luminosa
  • Dormir fora de casa
  • Uso de alguns medicamentos
  • Hábitos alimentares, como comer muito antes de dormir
  • Atividades excitantes antes de dormir: como reuniões, preparação de projetos, apresentações, brigas, conflitos
  • Uso de substâncias tóxicas
  • Uso de drogas excitantes

Fatores de risco

Existem diversos desencadeantes que podem causar dificuldade de dormir, como:

Gravidez

O corpo da grávida está passando por diversas transformações e algumas delas pode interferir na qualidade de sono.

Desde ao aumento do volume abdominal com maior dificuldade respiratória e digestiva, alterações hormonais, preocupações inevitáveis com o futuro bebê e com as mudanças de vida que ele trará, entre outras particulares.

Celular

Atualmente as pessoas estão conectadas 24 horas por dia, mas é preciso respeitar o período de descanso. Muitas pessoas avançam noite a dentro pondo em dias conversas em redes sociais, atualizando mensagens...

Toda essa atividade excita o cérebro, impedindo seu desligamento lento e progressivo. Quando a pessoa vai perceber, já avançou madrugada a dentro.

Mesmo quem não fica teclando, mas trabalha em profissões nas quais pode ser chamado a qualquer instante pode ter um sono superficial.

Computadores e outros veículos de mídia

Muitas pessoas não conseguem ir para a cama sem darem uma “ligadinha” no computador e de um assunto vão para outro, de uma pesquisa para outra, de um grupo para outro... E lá se foi a qualidade de sono.

Muitas vezes isto inclusive é realizado como forma de preencher o vazio, a solidão e a sensação de isolamento que o mundo atual nos coloca.

Mas este tipo de preenchimento traz muitos prejuízos secundários, que em outra oportunidade poderemos abordar.

E se falarmos nos “gamers” ou nos “viciados em jogos”, a situação fica ainda pior. Primeiro porque ninguém se acha viciado e, em segundo lugar, o jogo produz um dano cerebral (devido à alternância de frequência de ondas luminosas).

Como consequência pode produzir irritabilidade, alterações de humor, prejuízo da memória entre outros danos.

Bebidas excitantes à noite

Muitas bebidas tomadas à noite podem ser prejudiciais ao sono, entre elas o chá tipo mate ou preto, o café, energéticos e bebidas alcoólicas. Todas elas devem ser evitadas.

Buscando ajuda médica

É muito importante compreender que não basta dormir muitas horas e sim ter uma boa qualidade de sono.

Ou seja, se o sono foi reparador e a pessoa acordou realmente descansada e recuperada do cansaço do dia anterior.

Há pessoas que precisam de 8, 9 horas de sono e há pessoas que se saciam com 6 horas de sono.

Alguns sinais de que é preciso buscar ajuda médica são:

  • Acordar cansado sentindo que precisava de mais horas de sono
  • Sono interrompido por micro-despertares
  • Sono inquieto (pode-se observar a roupa de cama muito desarrumada ao acordar)

Os médicos que podem ser consultados para te ajudar em relação à dificuldade para dormir são:

  • Otorrinolaringologista
  • Neurologista
  • Dentista

Na consulta médica

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

  • Lista com dias ou momentos em que sentiu dificuldade para dormir e há quanto tempo esse problema apareceu
  • Histórico médico, incluindo outras condições e medicamentos ou suplementos que tome com regularidade
  • Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

  • Desde quando tem tido dificuldade para dormir?
  • Quantas horas você costuma dormir por noite?
  • Você desperta facilmente durante a noite?
  • Você costuma alimentar-se em grandes quantidades antes de deitar?
  • Você faz uso excessivo de cafeína, nicotina ou álcool?
  • Você passou ou passa por momentos de grande estresse recentemente?
  • Quais são seus hábitos noturnos?
  • Você se sente cansado ou improdutivo durante o dia?
  • A dificuldade para dormir tem prejudicado seu desempenho em atividades diárias, no trabalho ou nos estudos?
  • Você faz uso de algum medicamento? Qual?
  • Você já foi diagnosticado com alguma outra condição médica?
  • Você tomou alguma medida para melhorar seu sono? Qual? E funcionou?

Diagnóstico e Exames

Diagnóstico de Dificuldade para dormir

Anamnese

A dificuldade de dormir, assim como todos os distúrbios do sono, é um problema multicausal (pode ter várias causas).

O primeiro passo para buscar as causas é realizado através de uma boa anamnese. Ou seja, uma cuidadosa e criteriosa colheita da história de todos os dados e fatos da vida da pessoa.

Pense em tudo que possar estar relacionado com seus hábitos de sono, investigando possíveis causas internas, causas externas, causas circunstanciais ou seja, todos os fatores que podem intervir na dificuldade para dormir.

O diagnóstico da dificuldade para dormir pode ser complementado por exames, dentre eles a polissonigrafia.

Médico

Se você não consegue identificar por si só possíveis causas para sua dificuldade para dormir, procure um médico. Este profissional será responsável por identificar as razões implícitas e, assim, te possibilitar a ter uma melhor qualidade de sono.

A polissonografia é um exame realizado para investigar os distúrbios do sono. É possível avaliar o padrão sono/vigília por meio de sensores posicionados na superfície do corpo. Consiste no registro simultâneo da atividade elétrica cerebral, movimento dos olhos, atividade dos músculos, frequência cardíaca, fluxo e esforço respiratório, oxigenação do sangue, ronco e posição corpórea. O objetivo do exame é fazer um registro do sono habitual ou espontâneo.

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Exames

O diagnóstico da dificuldade para dormir pode ser complementado por exames, dentre eles a polissonografia.

A polissonografia é um exame realizado para investigar os distúrbios do sono. É possível avaliar o padrão sono/vigília por meio de sensores posicionados na superfície do corpo.

Como funciona a polissonografia

Consiste no registro simultâneo da atividade elétrica cerebral, movimento dos olhos, atividade dos músculos, frequência cardíaca, fluxo e esforço respiratório, oxigenação do sangue, ronco e posição corpórea.

O objetivo do exame é fazer um registro do sono habitual ou espontâneo.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Dificuldade para dormir

A mudança de hábitos costuma ser o caminho mais eficiente no que diz a curar a dificuldade para dormir.

Compreender as causas dessa dificuldade e evitá-las, mantendo uma vida mais saudável física e mentalmente, pode restaurar um padrão de sono com mais qualidade.

Se as mudanças no estilo de vida não funcionarem, o médico pode recomendar medicamentos para ajudar com o relaxamento e na readequação do sono.

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Medicamentos para Dificuldade para dormir

Os medicamentos mais indicados para diminuir a dificuldade para dormir são:

Complicações possíveis

O sono é fundamental para uma vida saudável. Portanto, a dificuldade para dormir afeta a saúde física e mental, podendo levar a diversos problemas.

Prevenção

Prevenção

Para tentar melhorar a qualidade do sono, evitando a dificuldade de dormir, é importante se atentar às regras de "higiene do sono":

  • Durma apenas as horas necessárias para sentirse recuperado
  • Estabeleça a sua quantidade ideal de horas de sono
  • Pratique exercícios físicos regularmente (sob supervisão de um profissional)
  • Não tome bebidas com cafeína ou excitantes (como energéticos) à noite
  • Não fume
  • Beba com moderação
  • Estabeleça um horário determinado para levantar e se mantenha fiel a ele
  • Não deite imediatamente após ter se alimentado
  • Evite dormir à tarde
  • Não deixe a TV ligada e evite instrumentos de mídia antes de dormir, como computador, celular e videogame
  • Cochile o menos possível durante o dia
  • Não durma de dia
  • Crie um ritual para dormir: leituras leves, orar, musica suave
  • Mantenha um ambiente agradável: temperatura agradável, pouca luminosidade, um bom colchão e um travesseiro adequado, além de poucos barulhos ao redor

Fontes e referências

  • Pérsio Ribeiro Gomes de Deus, psiquiatra, diretor técnico de saúde do Hospital Psiquiátrico da Água Funda e médico credenciado pelo Hospital Albert Einstein (CRM: 31.656)