Dor no lado direito da barriga: tratamentos e causas

REVISADO POR
Dr. Leonardo Toledo Mota
Gastroenterologia - CRM 103122/SP
especialista minha vida

Visão Geral

O que é Dor no lado direito da barriga?

A dor que tem origem no lado direito da barriga pode ser sintoma de diversas condições de saúde, das mais simples como gases até as que envolvem um tratamento cirúrgico de emergência, como a apendicite.

PUBLICIDADE

Este é um tipo de dor que não aponta para um único órgão, podendo ser originária de diversos órgãos de dentro do abdômen. Além disso, pode ser que o problema seja em uma região da barriga e irradie para o lado direito, fazendo a pessoa sentir uma dor mais forte neste local. Esta é a chamada dor referida.

Por estas razões, o diagnóstico correto do problema pode ser um desafio até para os médicos, então é importante que a pessoa não tente se autodiagnosticar, e sim procure atendimento para identificar a causa do problema - principalmente se apresentar febre, vômito, diarreia ou fezes com sangue e mal estar intenso associados à dor no lado direito da barriga. Estes sintomas podem evidenciar um problema inflamatório ou infeccioso mais intenso, que necessite de terapia específica.

Causas

São diversas as possíveis causas da dor no lado direito da barriga - seja direta ou irradiada de outra parte da cavidade abdominal. As mais comuns são gases, indigestão e constipação (intestino preso).

Contudo, uma das causas mais preocupantes para a dor no lado direito da barriga é apendicite aguda, inflamação de uma pequena bolsa localizada no início do intestino grosso conhecida como apêndice.

Um dos fatores característicos da apendicite é que ela pode começar com uma dor mais amena na região central da barriga e ir se tornando mais aguda e posicionada do lado direto inferior do abdômen (região em que o apêndice realmente está localizado) conforme as horas passam.

A apendicite é uma condição de emergência médica tratada com cirurgia para a remoção do órgão. Caso não seja tratado imediatamente, o apêndice pode romper-se e causar complicações graves, como acúmulo de pus no abdômen. Outra condição que pode levar a tratamento através de cirurgia é a inflamação da vesícula biliar, conhecida como colecistite aguda. Geralmente ocorre em pessoas que já são portadoras de cálculos biliares, as pedras da vesícula.

Outras possíveis causas da dor no lado direito da barriga na parte inferior são:

Já a dor no lado direito da barriga na parte superior pode ser um sinal de:

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

É importante buscar ajuda médica com urgência para dor no lado direito da barriga caso ela esteja associada a:

Também é preciso marcar uma consulta médica caso a dor abdominal permaneça por alguns dias.

PUBLICIDADE

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar as causas de dor no lado direito da barriga são:

  • Clínico geral
  • Gastroenterologista clínico
  • Cirurgião geral ou do Aparelho Digestivo.

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que tenha e medicamentos ou suplementos que tome com regularidade

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

  • Quando os sintomas começaram?
  • Em qual parte do abdômen a dor se encontra?
  • O que parece melhorar os sintomas?
  • O que parece piorar os sintomas? Além da dor na lateral do abdômen, que outros sintomas você está sentindo? Quais medicamentos e suplementos você toma? Você está em tratamento para alguma doença ou condição? Qual?

Diagnóstico de Dor no lado direito da barriga

O diagnóstico da dor no lado direito da barriga dependerá dos demais sintomas que a pessoa está sentindo, do seu histórico clínico - ou seja, outras doenças que tem ou teve - e do resultado dos exames solicitados.

O médico pode solicitar exames de sangue, como o hemograma completo, testes de urina e fezes e exames de imagem como raios-x, ultrassom, ressonância magnética e tomografia computadorizada para determinar a origem da dor.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Dor no lado direito da barriga

O tratamento da dor no lado direito da barriga vai depender da causa e gravidade do problema.

Se a causa for uma apendicite ou colecistite aguda, por exemplo, será necessária uma cirurgia para a remoção do órgão. Já no caso de uma diverticulite, o tratamento pode ser através de medicamentos e alterações na dieta ou até uma cirurgia.

Se a causa for gastrite ou pneumonia, normalmente é possível fazer o tratamento em casa com o uso de medicamentos, mas caso já estejam em estado avançado ou o paciente tenha outras condições de saúde que demandam cuidados (como o HIV), pode ser necessária a internação hospitalar.

No caso dos cânceres, também dependerá de diversos fatores como a idade do paciente, localização e gravidade da extensão dos tumores, histórico clínico da pessoa, entre outros fatores, para o ideal planejamento terapêutico.

PUBLICIDADE

Fontes e referências

  • Leonardo Mota, gastroenterologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
  • Mayo Clinic
  • Ministério da Saúde
  • WebMD