Você sabe se cuidar (bem) quando está com gripe?

Gripe não precisa atrapalhar seu dia a dia. Faça o teste e descubra se você sabe o que deve e o que não deve fazer quando está gripado

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 30/06/2017

Quando a gripe chega, traz consigo sintomas desagradáveis: febre, coriza, dor de garganta, tosse, falta de ar, dores pelo corpo, cansaço e sonolência. "A gripe é causada por um vírus e provoca uma reação inflamatória em todo o organismo. As mucosas nasais são as mais atingidas, acumulando bastante líquido, o que dificulta a respiração. A reação inflamatória e essa dificuldade para respirar fazem com que a pessoa se sinta indisposta", explica Camila Conde, otorrinolaringologista do Hospital Norte D'Or.


Ela conta que não existe tratamento para eliminar a gripe. É preciso esperar o vírus completar seu ciclo e sair naturalmente do corpo. O pneumologista Celso Padovesi complementa: "o próprio organismo é capaz de combater o vírus que a causa e, em geral, os sintomas melhoram totalmente em até sete dias".

Só que uma semana inteira esperando a doença desaparecer aos poucos é muito tempo para quem quer e precisa manter a disposição para continuar com a rotina normalmente. Por isso, tomam-se medicamentos e adotam-se hábitos para cuidar justamente dos sintomas e melhorar a qualidade de vida nesse período. "Podem ajudar no mal-estar, na dor no corpo, a aliviar a obstrução nasal e a melhorar a tosse", diz Camila.

Com a ajuda da otorrinolaringologista e do pneumologista, preparamos um quiz sobre como passar pela gripe com mais disposição. Responda e descubra se você sabe o que fazer (ou não) para ter energia para cumprir seus compromissos mesmo quando está gripado.

1/10

Alimentos podem ajudar a manter o bem-estar quando se está gripado?

2/10

Refeições extras são necessárias para se sentir mais disposto durante a gripe?

3/10

Uma pessoa com gripe deve beber mais água do que outros líquidos?

4/10

É preciso dormir mais horas por noite na semana da gripe?

5/10

Existem bebidas capazes de revigorar uma pessoa com gripe?

6/10

Há alimentos que podem piorar os sintomas da gripe?

7/10

Umidificadores de ar contribuem para o bem-estar da pessoa gripada?

8/10

Alguns tipos de bebidas podem piorar o quadro gripal?

9/10

Fumar acentua os sintomas da gripe?

10/10

É possível manter a rotina com um bom pique quando se está gripado?

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.