Seus hábitos estão causando dores de tensão muscular?

Preste atenção na sua rotina: alguns hábitos podem ser a causa daquela dor chata no fim do dia

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 03/09/2019

Quem nunca sentiu uma dor muscular logo após acordar? E, durante o dia, percebeu que ela foi se intensificando, até que, à noite, veio junto uma dor de cabeça? Apesar de incômoda, a dor tensional tem tratamento, seja de mudança de estilo de vida ou com medicamentos relaxantes musculares. Que tal testar seus conhecimentos sobre os gatilhos desse tipo de dor para mudar seus hábitos? Veja abaixo algumas questões e aprenda mais sobre como evitar esse desconforto.


Referências

[1] Mayo Clinic. Stress symptoms: Effects on your body and behavior. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/in-depth/stress-symptoms/art-20050987

[2] American Psychological Association. Stress effects on the body. Disponível em: https://www.apa.org/helpcenter/stress-body

[3] Rosangela B. Macedo, Manuel J. Coelho-e-Silva, Nuno F. Sousa et al. Qualidade de vida, peso das mochilas escolares e lombalgia não específica em crianças e adolescentes. Jornal de Pediatria. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000300263&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

[4] Keeratisiroj O, Siritaratiwat W. Prevalence of self-reported musculoskeletal pain symptoms among school-age adolescents: age and sex differences. Scandinavian Journal of Pain. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29794297

[5] AR Shamsoddini, MT Hollisaz, R Hafezi. Backpack Weight and Musculoskeletal Symptoms in Secondary School Students, Tehran, Iran. Iran Journal of Public Health. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3481694/

[6] L.G. Ries, M. Martinello, M. Medeiros et al. Os efeitos de diferentes pesos de mochila no alinhamento postural de crianças em idade escolar. Motricidade. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/mot/v8n4/v8n4a10.pdf

[7] Santos, A. F., Oda, J. Y., Nunes, A. P. M. et al. Benefícios da ginástica laboral na prevenção dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR. Disponível em: http://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1520/1335

[8] Mayo Clinic. Tension headache. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/tension-headache/symptoms-causes/syc-20353977

[9] Debashish Chowdhury, Tension type headache. Annals of Indian Academy of Neurology. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3444224/

[10] Marina Coimbra da Cruz, Lucas Coimbra da Cruz, Marlene Cabral Coimbra da Cruz et al. Cefaleia do tipo tensional: revisão de literatura. Archives of health investigation. Disponível em: http://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1778/pdf

[11] Mayo Clinic. Posture: Align yourself for good health. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/in-depth/posture-align-yourself-for-good-health/art-20269950

1/6

Ter dormido pouco ou um sono de má qualidade pode provocar tensão muscular.

2/6

Carregar mochila pesada pode ser a causa de dores musculares.

3/6

Ter um dia difícil no trabalho pode provocar dor no ombro.

4/6

Ficar sentado no trabalho é capaz de provocar dor muscular.

5/6

Dor de cabeça é sempre sinal de um problema sério.

6/6

Maratonar séries no sofá é a melhor forma de relaxar no fim do dia e evitar a tensão muscular.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.