Cirurgia de miopia: quando ela é indicada e quais os benefícios de fazer?

Embora não sejam tão frequentes, as complicações são autolimitadas e podem ser corrigidas

ARTIGO DE ESPECIALISTA

Dr. Wilson Obeid
Oftalmologia - CRM 74532/SP
especialista minha vida

O que é cirurgia de miopia?

A correção da miopia é chamada também de Cirurgia Refrativa com Excimer Laser, sendo um procedimento realizado para correção do "grau dos olhos". Este procedimento pode ser utilizado para corrigir a miopia, hipermetropia, astigmatismo e a maioria das associações entre estes graus.

PUBLICIDADE

A miopia ocorre quando o poder refrativo do olho em repouso é excessivo para seu comprimento axial. Uma maneira mais simples de entender a miopia é classificá-la pelo aspecto anatômico do olho, isto é, miopia em axial (o olho em repouso é muito comprido para seu poder refrativo) e refrativa (poder refrativo excessivo para seu comprimento axial). Existem outros tipos de classificações para miopia.

Quando é indicado realizar a cirurgia para correção da miopia?

A indicação é feita para candidatos que usam óculos e ou lentes de contato e estão dispostos a serem submetidos ao procedimento.


A idade mínima ideal seria 21 anos, devendo o grau está estável há 1 ano. A faixa ideal para correção com laser seria de -1.00 até -8.00 de miopia.

Quais os pré- requisitos e exames para a cirurgia?

Caso você esteja dentro do grupo indicado para fazer a cirurgia de miopia, o médico irá solicitar a interrupção do uso de lentes de contato, tanto as gelatinosas ou rígidas, variando de 1 semana até seis meses. Isso porque elas podem interferir na curvatura da córnea.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Em seguida, o oftalmologista irá fazer uma série de exames, são eles:

  • Exame do grau
  • Topografia da córnea (avalia a curvatura da córnea)
  • Paquimetria (espessura da córnea)
  • Mapeamento de retina.

Outros exames complementares poderão ser realizados se necessários.

Contraindicações para a cirurgia

Alguns fatores podem contraindicar a cirurgia como a gravidez e a amamentação. Nestes casos, após esta fase a cirurgia poderá ser realizada.

Além disso, existem outros quadros no qual a contraindicação é absoluta como sofrer com olho seco, diabetes, artrite reumatoide e lúpus.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Riscos e complicações da cirurgia de miopia

A cirurgia refrativa a laser oferece um índice baixo de complicações. Entre as principais complicações estão:

  • Olho seco transitório cursando com sensação de areia, desconforto e olho vermelho
  • Dificuldade de cicatrização da córnea, prolongando o tempo de recuperação da acuidade visual.

Outras queixas relatadas são presença de desordens nas imagens descritas pelos pacientes por "borramentos" ou "raios anômalos" quando se olha, principalmente, para algum objeto luminoso.

A maioria das complicações são autolimitadas e podem ser corrigidas. Contudo, existem outras complicações mais graves sendo a principal a infecção da córnea, podendo deixar sequelas na acuidade visual.

Quanto tempo demora a cirurgia?

A cirurgia de miopia demora, no máximo, 20 minutos. Além disso, o paciente é liberado da clínica ou hospital no mesmo dia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Quais os sinais e cuidados no pós operatório?

Dependendo da técnica (PRK ou LASIK) os sintomas no pós-operatório (1 a 2 dias) incluem irritação ocular, dor vermelhidão, inchaço das pálpebras, sensação de areia, sensibilidade à luz. No pós-operatório tardio podemos citar sensação de olho seco e flutuação da visão sendo estes transitórios.

Quanto aos cuidados os médicos recomendam permanecer em repouso relativo principalmente na prática de esporte, aguardando de 7 a 14 dias. A natação ou mergulho deverão ser evitados por 30 dias. As atividades profissionais podem ser retomadas, de acordo com os sintomas do paciente. Para dirigir automóveis deverá ter segurança para esta atividade. Não utilizar maquiagem entre 7 a 14 dias e recomendamos o uso de óculos escuro.

Benefícios da cirurgia de miopia

O principal benefício da cirurgia é o prazer gerado na diminuição ou eliminação dos óculos e/ou lentes de contato. Isso possibilitará realizar uma série de atividades sem óculos como dirigir, praticar esportes (futebol, natação e etc), eventos sociais sem se preocupar em colocar lentes de contato, a liberdade em frequentar ambientes de lazer como uma praia, dentre outras vantagens.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.