Hormônios desregulados afetam longevidade

SÉRIE LONGEVIDADE

POR ADRIANE ZIMERER - ATUALIZADO EM 28/09/2011

Hormônios desregulados afetam longevidade

Avaliação hormonal deve ser feita a partir dos 30 anos de idade

8 de 11

Os hormônios são responsáveis pelas alegrias e tristezas, pelo crescimento, pelo desempenho sexual e, também, pelo envelhecimento, além de regular o humor, o peso e muitas outras coisas.

Depois dos 30 anos de idade, a produção dos hormônios, tanto nos homens quanto nas mulheres, passa a diminuir. Consequentemente aumentam os processos de envelhecimento no organismo. Existem 20 possibilidades de quedas hormonais. Entre as mais importantes estão a menopausa, que é a queda de estradiol na mulher; a andropausa que é a queda de testosterona no homem; e a somatopausa, que é a queda da produção do hormônio do crescimento.

Mas para repor esses hormônios, os especialistas do antienvelhecimento alertam quanto aos cuidados (assista ao vídeo). A dosagem hormonal é feita através do sangue e da saliva. Os hormônios indicados para o tratamento são os bioidênticos. Eles são feitos nas farmácias de manipulação e vendidos em forma de creme. Segundo os médicos, a estrutura é exatamente igual as dos produzidos pelo organismo.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.